Com a intenção de aproximar as iniciativas públicas e privadas envolvidas no desenvolvimento do setor turístico, o Governo do Estado promove nesta quarta-feira (06/11), na Ilha do Mel, o workshop “Turismo e o crédito orientado”. O evento acontecerá a partir das 09h, na Sociedade Esportiva da Ilha do Mel (Seim), na Praia do Farol, e contará com participação de integrantes do Governo do Estado, da Fomento Paraná e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com palestras ministradas por equipes técnicas.

Os temas abordados serão as linhas de crédito e a gestão de negócios em processos participativos e associativos, a importância da formalização e cadastramento das atividades, o panorama do turismo regional e oportunidades em turismo no Litoral do Paraná. No local haverá ainda balcão para consultas individuais e o esclarecimento de dúvidas.

CADASTRAMENTO – Cadastrar e recadastrar prestadores de serviços turísticos e guias de turismo para a formalização e legalização destes profissionais e empresas é o objetivo do Sistema Nacional de Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). Após a conclusão dos cadastros, são criados bancos de dados e, assim, os cadastrados passam a ter acesso a inúmeros benefícios, como a visibilidade do estabelecimento, o acesso a linhas de créditos especiais e qualificação profissional. O registro é gratuito e obrigatório para acampamentos turísticos, agências de turismo, guias turísticos, meios de hospedagem, organizadores de eventos, parques temáticos e transportadoras turísticas.

Segundo Suzi Albino, proprietária de uma pousada, esta é a primeira oportunidade na história da Ilha do Mel que os comerciantes têm de  obter créditos com facilidades e juros acessíveis. “O acesso à linha de crédito vai proporcionar a melhoria da estrutura e também a troca dos equipamentos, que tem um desgaste maior devido à maresia”, finaliza.

Workshop “Turismo e o crédito orientado”

Data: 06/11/2013 (quarta-feira)

Horário: 09h às 17h

Local: Sociedade Esportiva da Ilha do Mel (Seim) – Praia do Farol – Ilha do Mel – Paranaguá

Programação

– 09h00 – 09h30: Abertura com representantes da Secretaria de Turismo do Paraná, da Fomento Paraná e do Sebrae

– 09h30 – 10h00: Fomento Paraná – Video institucional e contextualização com Paulo Morva

– 10h00 – 10h45: Banco do Empreendedor e o Crédito Orientado, com Elson Teixeira

– 10h45 – 10h55: Panorama do Turismo Regional (Governo do Estado)

-10h55 – 11h30: Oportunidades em Turismo no Litoral do Paraná, com Fábio Barros, do Sebrae

– 11h45 – 12h00: Cadastur – Cadastramento no Ministério do Turismo, com Rosélia Miranda

– 12h00 – 14h00: Intervalo

– 14h00 – 17h00: Balcão para consultas individuais (participação voluntária)

Fonte: AEN.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Ilha do Mel.