Planos de manejo garantem sustentabilidade à Ilha do Mel

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) finalizou os planos de manejo da Estação Ecológica e do Parque Estadual da Ilha, unidades de conservação localizadas na Ilha do Mel, no litoral paranaense. Os planos, apresentados pelo governador Beto Richa no dia 20 de dezembro garantem de forma efetiva a ‘exploração’ sustentável da ilha, pois regulariza o que pode ser feito no local – um dos maiores atrativos turísticos do Paraná.

Juntas, as duas unidades ecológicas representam aproximadamente 92% do território da Ilha do Mel e não contavam com planos de manejo. De acordo com o diretor de biodiversidade e áreas protegidas do IAP, Guilherme de Camargo Vasconcellos, os documentos darão segurança às unidades, além de facilitar sua gestão.

“Sem eles o gestor não tem a segurança de executar o plano turístico da ilha, por exemplo, se pode fazer ou não uma trilha dentro de uma unidade de conservação. O plano dita quais são as zonas que podem ser visitadas, quais são exclusivas para pesquisa e quais são para a biodiversidade (quando nenhuma pessoa pode entrar)”, explica.

Tanto o Parque Estadual quanto a Estação Ecológica são unidades de conservação de proteção integral. No entanto, esta última não prevê visitação turística, somente para pesquisas. Os planos foram elaborados especificamente para cada uma delas, de modo a garantir o manejo e a preservação ambiental de ambas.

Os planos de manejo entraram em vigor pela portaria número 318, do Instituto Ambiental do Paraná. A Estação Ecológica e o Parque Ecológico da Ilha foram criados em 1982 e 2002, respectivamente.

DIÁLOGO – Foram doze meses na elaboração dos planos de manejo, processo que foi acompanhado e discutido diretamente com as comunidades que vivem na Ilha do Mel. Guilherme conta que os moradores contribuíram com conselhos, como a utilização de trilhas antigas, o que poderia atrapalhar ou não no dia a dia das comunidades, e outras questões como a pesca. “É o primeiro passo pra que se comece realmente a relação entre comunidade, unidade de conservação e órgão gestor”, destaca o diretor.

O presidente da Associação de Moradores da Praia de Encantadas, Aguinaldo da Silva dos Santos, afirma que os planos darão segurança aos moradores da ilha. “Vai ajudar muito na questão da segurança dos próprios moradores, famílias que sempre viveram aqui e esperavam por isso”, disse. “Pra nós é tudo. É importante pra conservar a nossa ilha”, comentou a moradora Eliza Antonieta Pedrossi, conhecida como Dona Branca.

ILHA DO MEL – Um dos principais atrativos turísticos do Paraná, a Ilha do Mel atrai cerca de 60 mil visitantes na temporada de verão. A Ilha pertence, geograficamente, ao município de Paranaguá, mas é gerida por um conselho composto por representantes da comunidade e do poder público, que acompanha a aplicação das normas previstas no zoneamento, tendo como coordenador executivo o IAP.

Graças ao turismo da Ilha, Paranaguá está entre os 65 municípios considerados pelo governo brasileiro como indutores do turismo.

Planos de manejo garantem sustentabilidade à Ilha do Mel

Fonte: Governo do Estado.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Ilha do Mel.