Pouco tempo depois de criada, proposta já tem adesão de outras quatro ilhas. Fernando de Noronha será a quinta a aderir. Objetivo é fortalecer ações na área turística e pleitear uma cadeira no Conselho Nacional de Turismo.

Baseado na experiência turística da Ilha do Mel, o prefeito de Paranaguá, Edison de Oliveira Kersten, acompanhado do presidente da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur), Rafael Gutierrez Júnior, esteve no município de Soure, no Pará, para formalizar a adesão da Ilha de Marajó à ABITUR (Associação Brasileira de Ilhas Turísticas) – iniciativa que tem o objetivo de representar esse setor turístico no Brasil e do qual Paranaguá é a idealizadora e fundadora.

Um dos principais objetivos da Associação é conseguir uma cadeira fixa no Conselho Nacional de Turismo.

Quem assinou o contrato de adesão levado pelo prefeito Edison foi o chefe do executivo da cidade paraense de Soure, João Luiz Melo. A Ilha de Marajó pertence à região ao município de Soure e é considerada o maior arquipélago fluvial e marítimo do mundo, com grande atratividade turística.

De acordo com o prefeito, a proposta foi muito bem recebida. “A aceitação e a adesão a esta proposta encabeçada por Paranaguá e pela Ilha do Mel tem sido ótima. Temos certeza que ela irá ajudar a promover e fortalecer ainda mais o turismo nas regiões contempladas”, salientou o prefeito.

Um dos temas tratados em Pará foi um intercâmbio entre as duas principais festividades religiosas dos dois Estados, o Círio de Nazaré, realizado em outubro em Belém, e a Festa de Nossa Senhora do Rocio, realizada em novembro em Paranaguá.

Essa troca de informações, de acordo com o presidente da Fumtur, Rafael Gutierrez Júnior, será possível com o fortalecimento e o aumento no número de ilhas participantes da Abitur.

Ao todo, com pouco tempo de criação, a Associação já conta com quatro ilhas turísticas entre os associados: Ilha do Mel (PR), Marajó (PA), Ilha Grande (RJ) e Ilha Bela (SP).

Em breve, Fernando de Noronha (PE) assinará o contrato de adesão, fechando em cinco o número inicial de ilhas da Abitur.

“Iremos ao Pernambuco para assinar a adesão de Fernando de Noronha juntamente com o secretário de Estado de Turismo de Pernambuco e com o secretário de turismo de Fernando de Noronha”, salienta Gutierrez.

De acordo com informações da Fumtur, a Abitur terá como característica as pautas socioambientais, divulgação dos destinos turísticos e projetos de fortalecimento do Turismo. A ideia é diagnosticar pontos positivos e pontos a receberem melhoras nos destinos e divulgar as ilhas em feiras nacionais e internacionais, com estande próprio da Associação.

“Já nascemos com a chancela e reconhecimento do Ministério do Turismo. Tanto que faremos o lançamento oficial da Associação durante uma feira internacional de turismo, a WTM [World Travel Market]. Somos a entidade oficial para representar as necessidades e interesses das iIlhas turísticas do Brasil”, salienta Gutierrez.

Para municípios que tenham ilhas turísticas e que queiram aderir à Abitur, o telefone de contato é o da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur): (41) 3420-2940.

Prefeito destaca associação idealizada por Paranaguá para beneficiar ilhas turísticas do Brasil

Jornalista: Marcos Silva – Prefeitura de Paranaguá.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Ilha do Mel.