Paranaguá está na presidência da Associação Brasileira de Ilhas Turísticas (Abitur)A Associação Brasileira de Ilhas Turísticas (Abitur) foi oficialmente lançada, na tarde de quarta-feira (23/04), em ato solene na abertura da World Travel Marketing Latin America (WTM) 2014, evento internacional da indústria do turismo, que acontece em São Paulo. No mesmo dia, se deu a posse da primeira diretoria da Abitur, com Rafael Gutierres Júnior, da Fumtur, como primeiro presidente da entidade – representando o papel fundamental de Paranaguá no processo de criação da Associação.

O prefeito de Paranaguá, Edison de Oliveira Kersten, foi para o evento para lançar a entidade. “Uma das características da minha gestão é dar todo o apoio necessário para fortalecer o nosso setor turístico, desde a capacitação da mão de obra, passando pelo fortalecimento dos empreendimentos da área, fazendo a divulgação de nossas belezas e melhorando estrutura de recepção para os turistas”, disse.

O evento contou com a presença do Ministro do Turismo, Vinícius Lages, que parabenizou pela iniciativa dos representantes das Ilhas e comunicou que sua agenda está aberta a receber a diretoria da Abitur para tratar de projetos e políticas públicas que tratem do desenvolvimento e fortalecimento da entidade. “Agradeço o convite para prestigiar essa formalização da associação e acredito que será um marco inicial para o desenvolvimento sustentável de nossas ilhas, que poderá virar roteiros turísticos organizados”, disse.

Entre as autoridades presentes no ato solene de lançamento da Abitur estavam, também, Marcelo Mendes, da Pará Turismo e representante a Ilha do Marajó, o secretário de Turismo de Ilha Bela (SP), Harry Finger, Silvia Rubio, da TurisAngra, de Angra dos Reis (RJ), o secretário de Turismo de Soure (PA), João Lima Pinheiro, o presidente da Abitur, Rafael Guttierres Júnior, o presidente da Assenditur, Claudia Pessoa, o secretário nacional de Turismo de Políticas Públicas, Vinícius Lummertz, representando o secretário estadual de Turismo de Pernambuco, Romeu Baptista, Carolina Ramalho, representando a administração da Ilha de Fernando de Noronha e o presidente da Comissão de Assuntos Portuários e Turísticos da Câmara de Paranaguá, vereador Arnaldo Maranhão.

As primeiras ilhas a integrarem a nova associação são a Ilha do Mel, em Paranaguá, no Paraná; a Ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco; Ilhabela, em São Paulo; Ilha Grande, no Rio de Janeiro e a Ilha do Marajó, no Pará.

A entidade busca também um assento no Conselho Nacional de Turismo.

Durante o pronunciamento de posse do presidente da ABITUR, Rafael Guttierres Júnior, destacou a importância da união das ilhas turísticas em prol do desenvolvimento e disse que “seu principal objetivo que é atender as necessidades dos destinos de ilhas turísticas brasileiras, dentro de cada realidade, sendo uma ferramenta de ligação com os órgãos públicos, para a melhoria da qualidade de vida dos moradores e consequentemente de seus visitantes”.

Para municípios que tenham ilhas turísticas e que queiram aderir à Abitur, o telefone de contato é o da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur): (41) 3420-2940.

Jornalista: Marcos Silva – Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Ilha do Mel.