Ilha do Mel: prefeito Edison visita comunidade e debate demandas em conjunto Com o objetivo de conhecer in loco as necessidades da população, o prefeito Edison Kersten tem realizado uma série de visitas a diferentes bairros da cidade. Nesta sexta e sábado (2 e 3 de maio), o prefeito esteve na Ilha do Mel, em Encantadas e Brasília, onde realizou reuniões com a comunidade, comerciantes e lideranças locais para debater as necessidades da localidade.

Além das reuniões, o prefeito andou por toda a localidade de Encantadas fazendo vistoria nas dependências públicas e conferindo condições de infraestrutura, mobilidade e recepção ao turista.

Veja os pontos levantados em conjunto com a comunidade em Encantadas:

Escola Rural Municipal Teodoro Valentim – Algumas salas de aula estão interditadas e precisam de reformas gerais no telhado e nas instalações elétricas, além de um problema de entupimento das fossas sépticas que servem à comunidade escolar.

Centro Municipal e Ensino e Educação Infantil (CMEI) Juvelina Neves – reforma geral na parte elétrica e no telhado, bem como melhorias nas fossas sépticas; colocação de toldo, telas de proteção para as crianças e lonas, alterações que podem evitar a entrada de insetos no CMEI.

Praça de Alimentação – Na praça de alimentação de Encantadas, a principal reivindicação foi a reforma do banheiro já existente e a construção de um novo destinado aos permissionários.

O prefeito Edison também visitou o Centro de Triagem, que precisa de reparos e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Neste caso, o projeto da prefeitura é realocar o centro para uma estrutura mais adequada.

Unidade de Saúde – Precisando de diversas melhorias, a unidade de saúde de Encantadas será, segundo adiantou o prefeito Edison, substituída por uma outra, maior e mais bem equipada. A verba já está garantida e deve ser liberada ao município em breve.

Telecentro – Neste local, que é do Governo Estadual, o prefeito constatou a necessidade de reformas hidráulicas, elétricas, forro e cobertura. Os ajustes tornariam possível a reativação do telecentro, que tem uma biblioteca e computadores com conexão à internet.

Posto de informações – necessidade de repaginação e reforma completas para melhor atender aos turistas.

O prefeito comentou que a intenção da inspeção é fazer uma espécie de inventário com todas as necessidades da Ilha, para iniciar os estudos e implementar as melhorias. “Discutir com a comunidade é o modo mais rico de obter informações sobre o que eles realmente precisam. Em breve, teremos a verba proveniente da taxa de visitação nos cofres do município e vamos usá-la, exclusivamente, para melhorias na própria Ilha, melhorando o atendimento à população e aos turistas”, salientou o prefeito.

“A Ilha do Mel é membro-fundadora da Abitur [Associação Brasileira de Ilhas Turísticas] e queremos transformar a nossa Ilha em modelo para os demais membros da entidade”, concluiu.

Wi-fi de graça

Durante a visita, o prefeito pode conferir que a comunidade de Encantadas já conta com internet Wi-fi gratuita instalada pela Copel (Companhia Paranaense de Energia). O serviço foi ofertado após um pleito da Prefeitura de Paranaguá intermediado pelo deputado estadual Artagão Júnior pedindo que se disponibilizasse sinal de internet sem fio gratuito em pontos turísticos de Paranaguá.

A Ilha do Mel foi escolhida como o primeiro desses pontos a receber a melhoria.

Em Brasília, a reunião foi na Associação de Moradores. O prefeito ainda deve retornar à Ilha do Mel para realizar uma inspeção mais acurada da comunidade, como foi feito em Encantadas.

Equipe
Acompanharam o prefeito Edison Kersten, o secretário municipal de Governo, Roberto Ramos, o secretário municipal de comunicação, Maurício Vitor Leone, o presidente da Fundação Municipal de Turismo, Rafael Gutierrez Júnior, e a superintendente da Ilha do Mel, Vanusa Cristina Silva.

Fotos: Marcio Tibilletti.

Jornalista: Marcos Silva- Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Ilha do Mel.