Appa promove a limpeza de praias na Ilha do MelA equipe de Educação Ambiental da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) promoveu, no último sábado (14), a limpeza das praias da Ilha do Mel. A ação foi realizada em parceria com o escritório regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), com a Organização Não Governamental Parceiros do Mar e com a comunidade da ilha. A atividade integra o Programa de Educação Ambiental da Appa e outras ações semelhantes estão previstas para o segundo semestre.

Em mutirão, das 10h às 16h30, 24 voluntários (entre equipe da Appa, integrantes da ONG e do IAP) recolheram o lixo jogado ou trazido pelo mar até a areia. Foram recolhidos 23 sacos de 120 litros de materiais como tampas, garrafas pets, lacres, sacolas plásticas, restos de materiais de pesca, pneus, entre outros.

“O volume que recolhemos foi bem maior do que o esperado. Nas praias abrangidas na ação encontramos resíduos que podem ter sido produzidos pelos visitantes, pela própria comunidade e pelas embarcações, sejam elas navios ou barcos de pescadores. Com esse trabalho, queremos conscientizar a todos sobre a importância da responsabilidade com o próprio lixo. Se cada um desses atores tiver consciência e dar destinação correta aos resíduos, evitamos a poluição das praias, a morte de espécies animais e outros problemas gerados por esse passivo”, explica Alethéa Ferreira, responsável pelo Programa de Educação Ambiental da Appa.

Ação – Os voluntários foram separados em equipes para realizar a limpeza das praias nos dois lados da Ilha: Nova Brasília e Encantadas. Em Nova Brasília, a ação passou pelas praias de Brasília, Grande, Fora e Farol. Em Encantadas, a atividade foi concentrada no Mar de Fora, Gruta de Encantadas e Ponta do Gravatá.

A comunidade local se envolveu para dar apoio aos voluntários. Participaram as pousadas Praia do Farol, Beehouse, Astral da Ilha e Grajagan Surf Resort, com o fornecimento de alimentação do grupo. A Sanepar e Ecovia ofereceram suporte com a água, luvas e sacos de lixo.

De acordo com Silvia Grechinski, uma das responsáveis pela ONG Parceiros do Mar, que participou da ação com 12 voluntários, essa iniciativa é fundamental para promover mais segurança e diversão no Litoral do Estado.

Outra ação como essa está prevista para setembro, no dia mundial de limpeza das praias. Na data, pretende-se intensificar esta ação nas comunidades de Piaçaguera, Amparo, Eufrasina e Europinha.

“Toda ajuda e envolvimento da comunidade faz a diferença no desenvolvimento e no resultado da Gestão Ambiental implantada pelos Portos do Paraná. A praia é de todos e todos devem ajudar a cuidar”, completa Cyrus Daldin, chefe do IAP no Litoral.

Fonte: APPA.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Ilha do Mel.