Escola leva alunos a viagens para aulas de história e geografia do ParanáOs alunos do Colégio Estadual Paulo Freire, de Marechal Cândido Rondon, na região Oeste, contam com uma forma diferente para aprofundar conhecimentos em história e geografia do Paraná. Eles viajam pelo Estado.

O projeto “Pelos Caminhos do Paraná” permite que os estudantes aprofundem o conhecimento nestas disciplinas, além de fortalecer o convívio entre alunos, professores e famílias.

Na semana que vem, os estudantes do 6º ano do ensino fundamental irão a Foz do Iguaçu para visitar mesquitas, templo budista, Polo Astronômico, Estação Ciência, Museu de Cera, Parque dos Dinossauros e o Ecomuseu. Já os alunos do 7º ano irão a Diamante do Oeste para visitar duas aldeias indígenas, a Tekoha Añetete e a Takoha Itamarã.

O projeto também envolve outras disciplinas e conta com o apoio da escola e dos familiares. “A proposta é oportunizar aos alunos saírem da rotina, incorporando um novo olhar, relacionando a teoria à prática”, explicou a professora de história Márcia Alebrandt.

GUAÍRA – Na semana passada, a pesquisa de campo levou os alunos do 8º ano do ensino fundamental a Guaíra, a cerca de 50 quilômetros de Marechal Cândido Rondon, para conhecerem instituições militares, religiosas e culturais, além do passear de barco pelo Lago de Itaipu.

“A viagem foi muito interessante. As professoras explicam em sala e nós aproveitamos a viagem para aprofundar mais sobre o assunto”, disse o aluno Ruan Knitz dos Santos.

Desde o ano passado, o aluno se planejou para esse momento, em função do trabalho interdisciplinar dos professores e pelo que os outros alunos trouxeram nos seus relatos de viagem. Agora é a vez de Ruan se organizar para apresentar o que aprendeu aos colegas e familiares.

CURITIBA – No mês passado, os alunos do 9º ano do ensino fundamental conheceram o Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, e vieram a Curitiba. Na capital, eles visitaram o Palácio Iguaçu, sede do Governo Estadual, e pontos turísticos, como a Ópera de Arame, o Jardim Botânico, os parques Tanguá e Barigui, o Museu Oscar Niemayer.

Os alunos realizaram o passeio de trem até Morretes e e foram à Ilha do Mel, a Pontal do Paraná e Guaratuba. “É uma experiência que vou levar para a vida toda. Aprendemos de um jeito mais divertido que não vou esquecer nunca”, comentou a aluna Andressa Grosklass.

Para a professora de geografia Marly Terezinha Buss, o projeto fortalece o convívio da comunidade escolar. “Os resultados são positivos, através da integração entre comunidade e escola, um melhor relacionamento entre alunos e professores, socialização entre os alunos, e o principal, maior interesse na busca pelo conhecimento e compromisso em aprender”.

Fonte: Governo do Estado.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Ilha do Mel.