Limpeza das praias no litoralNo último final de semana, mais de 700 quilos de lixo foram retirados da orla de Pontal do Sul e na Ilha do Mel durante o “IV Mutirão de Limpeza das Praias do Paraná”.

Cerca de 40 voluntários participaram da ação, que foi organizada pelas ONGs Parceiros do Mar, E-Lixo e a Associação Mar Brasil, com apoio do Instituto Federal do Paraná (IFPR), UFPR Litoral e da Prefeitura de Pontal do Paraná.

O objetivo do mutirão foi a retirada de lixo da restinga e da praia, e também envolver a comunidade local na conscientização ambiental. Segundo os organizadores, o grupo de voluntários se dividiu e retirou 613 quilos de lixo de Pontal do Sul (que foram coletados por 30 pessoas durante duas horas), e neste final de semana outro grupo com cerca de 10 voluntários coletaram 10 sacos de lixo na Praia de Fora, na Ilha do Mel, durante a Taça Paraná de Surf PRO/AM 2015. Além da coleta, os voluntários esvaziaram as lixeiras das trilhas da Ilha.

Esse é o quarto mutirão realizado no litoral paranaense pela ONG Parceiros do Mar e com essas ações já foram retiradas aproximadamente 14 toneladas de lixo nos últimos dois anos das praias de Guaratuba, Matinhos/Caiobá, Pontal do Sul, Ipanema, Shangri-Lá, Ilha do Mel e diversos balneários. A maior parte do lixo recolhido são bitucas de cigarro, tampinhas, garrafas pet (plásticos representam 75% de todo o lixo coletado), redes, cordas e artefatos de pesca artesanal.

Dia Mundial de Limpeza de Praias

A parceria entre as ONG´s e o trabalho voluntário apresentado neste final de semana são os preparativos para uma ação ainda maior, que acontecerá próximo ao Dia Mundial da Limpeza de Praias, comemorado no dia 20 de setembro.

Fonte: ONG Mar Brasil

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Ilha do Mel.