A Paraná Turismo, vinculada à Secretaria estadual do Turismo, distribui nesta terça-feira (31), na Ilha do Mel, cerca de 80 mil panfletos bilíngues (português e inglês) com informações turísticas. A distribuição será feita em hotéis, pousadas, postos de informações turísticas, postos policiais e de saúde de Encantadas e Brasília. O material informa sobre passeios e roteiros da ilha, seus atrativos, normas, dicas e telefones úteis.

De acordo com o presidente da Paraná Turismo, Marcos Venício Meyer, a confecção dos informativos é uma antiga reivindicação dos moradores da ilha. “Além das informações sobre atrações da ilha, vai elevar a educação ambiental dos turistas”, diz. Entre as orientações que constam nos panfletos estão a forma adequada de separar, acondicionar e dispensar o lixoe também a informação de que é proibida a entrada de animais e plantas exóticas na ilha.

Tombada em 1975 pelo Patrimônio Histórico, Artístico e Natural do Paraná, a Ilha do Mel é considerada uma Reserva da Biosfera e Sítio do Patrimônio Natural Mundial. Tem aproximadamente 95% de sua área considerada preservação ambiental, guardando manguezais, restingas, brejos litorâneos, caxetais e Floresta Atlântica, que foram transformados em Estação Ecológica e Parque Estadual.

As praias são separadas por costões e encostas cobertas de vegetação litorânea. As praias do Farol, do Forte, Limoeiro, Grande, de Fora, do Miguel, Prainha, Brasília e do Belo são as mais visitadas.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Ilha do Mel.