A Companhia Paranaense de Energia (Copel) vai investir R$ 14,9 milhões para fornecer energia elétrica às ilhas do Litoral do Paraná. A empresa vai construir um cabo subaquático que partirá de Guaraqueçaba, cruzará 21,9 quilômetros e levará luz à Ilha das Peças, conectando-se às demais ilhas do litoral. A obra vai contribuir para reduzir praticamente a zero o risco de apagões na Ilha do Mel.

Atualmente, o fornecimento de energia para a maior parte da região insular do Paraná é feito por um cabo subaquático que sai de Pontal do Sul e leva eletricidade à Ilha do Mel, Ilha das Peças e Superagüi. No entanto, se o cabo tiver alguma falha, não há outra fonte de energia. Com a nova linha, o sistema elétrico das ilhas será interligado, formando uma espécie de anel da rede entre ilhas e continente. Assim, qualquer problema no cabo que já existe poderá ser compensado pela nova linha, que manterá o fornecimento às ilhas, e vice-versa.

“A obra é de grande relevância para a população do Litoral e para a Copel. Vamos levar a certeza do fornecimento de luz para os moradores das ilhas. É um investimento social muito importante”, destaca o diretor de Distribuição da companhia, Pedro Augusto do Nascimento Neto. A energia nas residências permitirá a instalação de chuveiros elétricos e outros equipamentos eletrônicos, contribuindo para a qualidade de vida da população.

Constituído de cobre estanhado, fibra ótica e compactado com proteção à penetração da água, o cabo possibilita outras melhorias, como a automatização da rede (o que reduz ainda mais o risco de falta de energia) e a instalação de internet na região insular.

ANEL ELÉTRICO – Partindo da comunidade de Puruquara, em Guaraqueçaba, a linha subaquática vai passar pelo mar (costeando o continente), pela comunidade de Tibicanga, no norte da Ilha das Peças, até chegar em Guapicum, na mesma ilha. Para formar o “anel” da rede elétrica, serão investidos mais R$ 8,4 milhões na ampliação da linha terrestre.

Entre Tibicanga e o sul da Ilha das Peças, será instalada a rede terrestre de 17,8 quilômetros que vai conectar a nova ligação ao cabo aquático já existente. Este anel vai interligar as subestações de Guaraqueçaba e Pontal do Sul, permitindo o fornecimento de energia por duas fontes.

O contrato entre a Copel e o Consórcio Prysmian/Lig Global (vencedor da licitação para a realização da obra subaquática) foi assinado no dia 6 de janeiro. A partir desta data, a previsão é de que a linha subaquática seja instalada em 270 dias. Acrescentando a etapa terrestre da obra, que ainda está em fase de licitação, a estimativa é de que todas as obras estejam concluídas em cerca de um ano.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Ilha do Mel.