A Ilha do Mel é um dos pontos turísticos mais conhecidos do mundo e ocupa segunda colocação como ponto mais visitado no Paraná. Para buscar soluções para problemas antigos, foi realizado um encontro reunindo moradores da Ilha do Mel, representantes do Estado e da Prefeitura de Paranaguá.

O prefeito de Paranaguá, Edison de Oliveira Kersten e o secretário de Estado do Turismo, Jackson Pitombo, receberam definiram a linha de trabalho ao dar espaço para que os líderes dos moradores da Ilha pudessem expor as demandas do local para que pudessem ser dadas as tratativas necessárias.

“Estou há dois meses como prefeito de Paranaguá e tenho me inteirado da situação da nossa Paranaguá, assim como das comunidades insulanas”, disse. Aproveitou o momento para reforçar os projetos já existentes para revitalizar a Rua da Praia que é um dos pontos de saída de Paranaguá para a Ilha do Mel, assim como a percepção da necessidade de criação de cursos de capacitação, entre outros setores.

Durante o encontro, os secretários municipais de Segurança, Turismo, Meio Ambiente e Serviços Urbanos puderam dar detalhes das ações que a Prefeitura já vem desenvolvendo na Ilha do Mel como a criação da divisão da guarda marítima e ambiental.

Para o prefeito Edison, deve haver a integração entre as secretarias para que possa ocorrer novas ações na Ilha do Mel. Ele afirmou que vai estudar a possibilidade da implantação de um centro administrativo na Ilha do Mel para atender, diretamente, as demandas dos insulanos.

Para o secretário de Estado do Turismo, Jackson Pitombo, o encontro “foi muito interessante e pretendemos fazer reuniões por grupo em função da gama de assuntos abordados”.

A administradora regional da Ilha do Mel, Vanusa Silva, lembrou da necessidade de fazer a regularização fundiária e um trabalho de saneamento básico. Representantes de Nova Brasília, Encantadas e Ponta Oeste também estiveram presentes apresentando reivindicações.

Participaram do encontro representantes do Instituto Ambiental do Paraná, do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG), da Câmara Municipal de Vereadores através do vereador e membro do Comissão Permanente de Assuntos Portuários e Turísticos, Ricardo dos Santos, da Secretaria de Estado da Cultura, entre outras lideranças. 

Jornalista: Luciane Chiarelli – Prefeitura de Paranaguá.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Ilha do Mel.