faq

Perguntas e respostas frequentes. (Definição de F.A.Q.)

Antes de enviar mensagem perguntando, por favor verifique se a sua dúvida não tem resposta nesta página.

TENHO INTERESSE EM ADQUIRIR UMA CASA PARA MORADIA NA ILHA DO MEL É POSSÍVEL?
R: Por se tratar de uma área de preservação ambiental, ninguém é dono e os moradores possuem concessão de uso que não pode ser comercializada. Portanto a negociação de imóveis na ilha do Mel é proibida por Lei.

ESTOU PROCURANDO UM LUGAR LEGAL PARA VIAJAR QUE FAÇA BASTANTE SOL NO MES DE AGOSTO E JÁ OUVI FALAR MUITO BEM DA ILHA DO MEL. VOCÊS PODEM ME DAR MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A TENDÊNCIA PARA ESTE MÊS? Sol, Chuva, Frio, Calor?
R: No sul do Brasil mês de agosto é o meio do inverno. Não espere calor e sol na região. O tempo muda muito rapidamente e o mar é imprevisível. O melhor neste caso de preferir Sol e Calor é você ir para o Nordeste.
 
NECESSITO DE UM PACOTE DE 3 DIAS PARA A ILHA DO MEL COM PASSEIOS E HOSPEDAGEM INCLUSOS. QUANTO CUSTA?
R: Para obter valores, roteiros e disponibilidades por favor entre em contato com nossos anunciantes que estão a disposição para lhe dar todas as informações que você necessita.
 
PRETENDEMOS VISITAR A ILHA DO MEL. IREMOS EM 3 PESSOAS. QUAL A MELHOR POUSADA PARA FICAR?
R: Todas as pousadas que anunciam no Portal da Ilha do Mel, são muito bem conceituadas e preparadas para receber o visitante. Acesse a relação AQUI e escolha a de sua preferência.
 
QUAL A VOLTAGEM NA ILHA DO MEL?
R: 110 Volts.
 
POSSO ENTRAR COM CARRO NA ILHA DO MEL?
R: Não são permitidos veículos automotores na Ilha do Mel.
 
ONDE DEIXO MEU CARRO?
R: Indo de carro a melhor opção é deixar o veículo em um estacionamento (Particular) próximo ao porto de embarque em Pontal do Sul. O custo é por diária (ou pernoite) e pode variar de estacionamento para estacionamento (Em média R$ 15,00 por dia).
 
TEM BICICLETA PARA ALUGAR NA ILHA DO MEL?
R: SIM. O aluguel das bicicletas na Ilha do mel varia de acordo com o modelo que vai do mais simples e um pouco mais pesado as bicicletas mais novas e leves, para pedalar na areia, mas também pode ser feito por dia. Para aproveitar bem os passeios sobre duas rodas nas praias da Ilha, a recomendação é usar óculos escuros, pois o reflexo do sol na areia branca causa desconforto nos olhos. Além disso, protetor solar e água são imprescindíveis. Perguntar aos moradores é o jeito mais fácil e eficaz de encontrar uma loja de aluguel de bikes na Ilha do Mel.A informação que temos é que você pode levar sua própria bicicleta, sendo cobrado valor a parte no momento da travessia.
 
É POSSÍVEL CONSEGUIR EMPREGO NA ILHA DO MEL?
R: Sim. Empresas necessitam frequentemente de mão de obra especializada.
 
NA ILHA DO MEL EXISTE ATENDIMENTO MÉDICO?
R: A Ilha do Mel conta com 2 postos de saúde, um nas Encantadas e outro na Nova Brasília, com horário de atendimento das 08:00 às 18:00 horas.
 
EXISTE ESTRUTURA PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS?
R: A Ilha do Mel não tem estrutura para portadores de necessidades especiais.
 
POSSO FAZER RESERVA PARA ENTRAR NA ILHA DO MEL?
R: Não. O controle é feito nos postos de embarque pelo Instituto ambiental do Paraná – IAP. A Ilha do Mel possui um controle de capacidade para até 5.000 pessoas/dia. Portanto, antes de se deslocar, verifique junto aos órgãos competentes essa situação, para não chegar no embarque e ficar retido. Terminal de embarque (Pontal do Sul): (41) 3455-1690 ou (41) 3455-1144. IAP na Ilha do Mel: (41) 3426-8005.
 
QUAL O CUSTO DA TRAVESSIA PARA A ILHA DO MEL?
R: Turista R$ 35,00. Neste preço está incluso a ida e a volta como também, a taxa para o município de Pontal do Paraná fazer a manutenção das vias de acesso ao Terminal de Embarque. A responsabilidade da travessia é da Associação dos Barqueiros do Litoral e os barcos partem de meia em meia hora na alta temporada, das 8h00 às 20h00. (Fonte IAP).
 
EXISTEM AGENCIAS BANCÁRIAS NA ILHA DO MEL?
R: A Ilha do Mel não possui serviços bancários. Não há Caixas Eletrônicos. Também não existem casas de câmbio. Alguns restaurantes, bares e pousadas aceitam cartões de débito e de crédito. Portanto vá prevenido com dinheiro.
 
POSSO LEVAR MEU ANIMALZINHO DE ESTIMAÇÃO PARA A ILHA DO MEL?
R: Por se tratar de área de preservação, é proibido trazer animais.
 
COMO É A VIDA NOTURNA NA ILHA DO MEL?
R: Existem barzinhos pra todos os gostos onde rola principalmente rock, reggae e forró. É diversão na certa.
 
TEM MUITO INSETO NA ILHA DO MEL?
R: No mes de novembro e início de dezembro é época das mutucas (inseto diurno) e que incomoda muito. No verão ao cair da noite, principalmente em dias muito quentes os pernilongos podem atacar. Recomenda-se levar repelentes.
 
TEM INTERNET NA ILHA DO MEL?
R: A Ilha do Mel conta com internet via radio e Lan House para acesso. A COPEL disponibiliza sinal WI-FI na temporada.