Sabores do Litoral traz pratos exclusivos para a segunda edição, que acontece em junho.

O litoral do Paraná vai estar ainda mais atraente no mês de junho. É quando acontece a 2ª edição do Festival Sabores do Litoral, evento que reúne 27 restaurantes do litoral do Estado, 35% a mais do que a primeira edição realizada em outubro de 2011, para divulgar a gastronomia da região e incentivar o turismo na baixa temporada.

A edição deste ano traz como novidade 12 pratos, elaborados com exclusividade para o Festival. São eles: Linguado à Belvedere, Chapa de Peixe com Palmito, Bistrô Caiçara, Paella Capelista, Camarão a Nazaré, Feijoada de Frutos do Mar, Moqueca Capixaba, Linguado à Valeska, Frutos do Mar à Paranaguá, Sabor Olimpo, Bobó de Camarão da Dona Helô e Peixe Grelhado com Amêndoas. Estes e os demais pratos poderão ser degustados durante o evento com desconto de 20%.

Participam desta edição, as cidades de Antonina, Matinhos, Pontal do Paraná, Paranaguá, Morretes, Guaratuba, além da Ilha do Mel. “A ideia do projeto é movimentar o litoral do Paraná, estimulando a visitação dos turistas em época de baixa temporada e valorizando o que há de melhor na culinária regional”, explica Evandro Vianna, diretor superintendente da Ecovia.

O Festival Sabores do Litoral é uma iniciativa da Concessionária Ecovia, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur) com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Litoral Paranaense (Abrasel Litopar).

De acordo com o presidente da Abrasel Litopar, Manuel Alapont, a expectativa não poderia ser melhor. “Já estamos na segunda edição do festival e esperamos que ele faça parte da agenda fixa de eventos do nosso litoral. Aumentamos o número de restaurantes participantes, o que comprova o sucesso do projeto”, comemora.

Para o presidente da Adetur, Gustavo Trevizan, a segunda edição do festival evoluiu e os restaurantes estão empenhados para que o evento se torne uma festa permanente e movimente a economia e o turismo na região. “A intenção é fomentar o turismo no litoral durante o ano inteiro valorizando a cultura e a gastronomia dessas cidades. Além disso, a ideia de criar novas receitas buscando novos sabores enriquece ainda mais os nossos restaurantes”, afirma.

Como parte da divulgação do festival, foi produzida uma revista com informações de todos os restaurantes participantes e seus pratos. A publicação será distribuída gratuitamente na praça de pedágio da Ecovia.

Detalhes do evento também podem ser acompanhados pela fan page Sabores do Litoral no Facebook (www.facebook.com/saboresdolitoral). Durante o período em que ocorreu a 1ª edição do Festival Sabores do Litoral, foram vendidos 1.678 pratos.

Inusitado

Um dos pratos mais populares da culinária nacional, a feijoada, ganhou uma versão diferente e especialmente desenvolvida para o Festival. Trata-se da Feijoada de Frutos do Mar, criada pelo restaurante Sol Nascente, de Pontal do Paraná. Os tradicionais ingredientes (como feijão preto, carne de porco e temperos) foram substituídos por peixes e crustáceos.

“Eu queria inventar algo diferente do cassoulet e acabei criando a Feijoada de Frutos do Mar. Fui aperfeiçoando a receita aos poucos e espero agradar com essa última versão que vamos servir no Festival”, conta Jeferson Loregian, proprietário do restaurante que oferece o prato. A feijoada criativa leva camarão, mexilhão, ostra, pedaços de salmão, atum, polvo, temperos orientais e, claro, feijão.

Tradição

A maioria dos pratos servidos no Festival leva peixe ou frutos do mar como principal ingrediente. Entretanto, o prato mais famoso do Litoral do Estado, o barreado, também será oferecido aos turistas. A receita remonta o fim do século 18, época em que as pessoas se reuniam para dançar o fandango e precisavam de uma alimentação que os fizesse resistir aos vários dias de festa. Com o passar dos anos, o barreado foi integrado à cultura gastronômica e se tornou um dos símbolos do Paraná.

Para Juliano Correia, proprietário do Santuário Nhundiaquara, em Morretes, “o barreado representa a tradição do Estado e aqui é preparado de maneira autêntica, com a farinha selando a panela e cozinhando por 24 horas”. O prato é servido com os acompanhamentos tradicionais como banana, laranja e a farofa de barreado.

Serviço

Festival Sabores do Litoral
Data: 1 a 30 de junho
Local: Antonina, Matinhos, Pontal do Paraná, Paranaguá, Morretes, Guaratuba e Ilha do Mel
Fan page: https://www.facebook.com/SaboresdoLitoral

Confira os 27 restaurantes participantes e os pratos escolhidos para o festival:

Antonina
Belvedere – Linguado à Belvedere*
Casa Verde – Chapa de Peixe com Palmito*
Le Bistro – Bistrô Caiçara*
Bahia de Antonina – Paella Capelista*

Morretes
Santuário Nhundiaquara – Barreado
Olimpo – Sabor Olimpo*
Empório do Largo – Bobó de Camarão da Dona Helô*
Casarão – Prato Casarão
Villa Morretes – Linguado à Belle Meuniére
Madalozo – Camarão à Romana
My House – Moqueca de Peixe
Terra Nossa – Salmão Grelhado
Ponte Velha – Caldeirada de Frutos do Mar

Paranaguá
Le Batean – Filet de peixe e risoto de espinafre
A’Bonbonne – Verdes Mares
Camboa Hotel Resort – Linguado à Valeska*
Casa do Barreado – Frutos do Mar à Paranaguá*

Pontal do Paraná
Burguesia – Camarão a Nazaré*
Sol Nascente – Feijoada de Frutos do Mar*
Marissol – Moqueca Capixaba*

Ilha do Mel
Pousada Fim da Trilha – Camarão ao Fim da Trilha
Pousada Orquídeas – Linguado Orquídeas

Matinhos
Canoa Quebrada I – Especial Canoa Quebrada
Porto Campêlo – Pappardelle Nero Di Seppia à Belle Mouniére
La Bodeguita – Robalo na Telha à serra do cadeado
Gaivotas – Linguado à Role ao Molho de Camarão

Guaratuba
Hotel Santa Paula – Peixe Grelhado com Amêndoas*

*pratos criados especialmente para o festival

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Ilha do Mel.