A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), a Secretaria de Estado do Turismo e outros órgãos se preparam para receber os passageiros e tripulação do navio alemão Aida Cara. A embarcação atracará no Porto de Paranaguá, em parada técnica, em 15 de novembro, trazendo 1.180 turistas de países europeus e 350 tripulantes.

O navio permanecerá atracado das 10h às 20h, o que permite o desembarque para conhecer as atrações do litoral paranaense. Para atender a essa demanda estão envolvidas equipes da Appa, da Secretaria do Turismo, da EcoParaná, da Prefeitura, do Núcleo de Turismo Receptivo de Curitiba, do Sebrae, da Associação Comercial de Paranaguá, da Associação dos Taxistas, a Adetur Litoral, da Special Paraná e da Transgolf (agência marítima responsável pelo Aida Cara).

O navio deve atracar no berço 208, bem em frente ao portão principal do Porto de Paranaguá. “A Appa conta com guardas portuários bilíngues que vão cuidar da circulação e segurança na área, assim como da orientação do trânsito no local. Além disso, uma ambulância nova e equipe de socorristas está disponível para atendimentos emergenciais. A Diretoria Empresarial está traçando um plano de ação que vai contemplar esses e todos os detalhes para que os europeus que nos visitam passem muito bem pelo Porto de Paranaguá”, garante o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino.

ESCALAS – “Atendendo os turistas em parada técnica com organização, segurança e atrativos, temos o objetivo de ampliar as escalas dos cruzeiros no Porto de Paranaguá. Não esperamos apenas mais paradas técnicas, mas, principalmente, sermos opção de escala definitiva. Queremos com essa boa recepção, até a temporada 2013/2014, inserir Paranaguá no roteiro dos armadores de navios de turismo”, afirma Pedro Guerra, superintendente da EcoParaná.

Guerra ainda lembra que, além dessa ação intensiva para atender as paradas técnicas, têm sido feitas reuniões permanentes com todos os órgãos integrantes Grupo de Trabalho do Turismo Náutico (GT Náutico) do Paraná. “As discussões e os estudos sobre a construção do Terminal de Passageiros do Porto de Paranaguá estão bem avançadas no sentido de tornar, a região, roteiro permanente dos cruzeiros marítimos”, completa.

OPÇÕES – Segundo a diretora da Special Paraná, agência oficial que negocia os roteiros locais no navio, Bibiana Schappel, as opções de pacotes para a região contemplam diversos perfis. Tem walking tour por Paranaguá, visita às cidades históricas da região, Ilha do Mel, Curitiba, Turismo de aventura (Rafting e Cachoeira), em Antonina, e Cicloturismo, em Morretes.

Em 2011, o Aida Cara fez quatro paradas técnicas em Paranaguá. De acordo com Bibiana, na primeira, 130 passageiros do navio optaram pelos pacotes. Na última, esse número quase subiu para 306 passageiros. Este ano, estão programadas apenas duas paradas técnicas. A outra será em 15 de dezembro.

Fonte: Agencia estadual de Noticias.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Ilha do Mel.