Comunidade de Nova Brasília ou Brasília
Nova Brasília é o ponto de desembarque de passageiros que dirigem-se à parte norte da Ilha. Com relação à população local, concentra um grande número de nativos. No local existe um campo de futebol, mercearias, igrejas, bares, pousadas e restaurantes. É nesta área que a Ilha está sendo erodida pela ação do mar. Com isso, alguns moradores de Nova Brasília têm perdido suas casas e terrenos.

Comunidade do Farol
A localidade do Farol caracteriza-se por ter boa infra-estrutura turística, com muitos bares, pousadas e restaurantes. Grande parte destes estabelecimentos não pertence aos nativos.s O Farol das Conchas, ponto de visitação turística, fica entre a praia chamada Paralelas e a Praia de Fora (ou das Conchas).Nesta localidade, próximo ao Morro do Farol, a faixa de praia tem apresentado um acréscimo de extensão. Ocasionado pela força de maré, modifica a paisagem, havendo um distanciamento do mar em relação a antiga linha de praia.No Farol situa-se o núcleo administrativo da Ilha, composto pelo escritório do IAP, centro de recepção e orientação ao turista, praça de animação, posto de saúde e um dos postos do Batalhão da Polícia Florestal, além de posto telefônico, posto da Companhia Paranaense de Energia Elétrica e escritório da Companhia de Água e Esgoto de Paranaguá.Ao sul da praia do Farol esta localizada a Praia Grande, localidade abrangida pelo perímetro da Área Especial.- ZP2(zona de preservação). Esta área possui lotes com ocupação regularizada junto ao Departamento do Patrimônio da União.

Comunidade da Fortaleza
A Fortaleza é uma localidade onde a maior parte das casas pertence a veranistas, sendo de uso temporário. É um dos locais mais tranqüilos da Ilha, pois o movimento restringe-se a algumas pousadas e ao Hotel, localizado ao Sul da Fortaleza de Nossa Sra. dos Prazeres.O povoado é o menor da Ilha, porém recebe um grande número de turistas durante o dia (principalmente em época de verão), que visitam a Fortaleza.É onde situa-se o Morro da Baleia, única elevação em meio à grande planície que constitui a parte norte da Ilha do Mel.


Comunidade de Ponta Oeste
O povoado da Ponta Oeste, que chegou a ser o maior da Ilha do Mel há cerca de 15 anos atrás, abriga atualmente doze famílias que utilizam esporadicamente o local como ponto de pesca.A partir de 1980 os moradores da Ponta Oeste foram gradualmente abandonando a região. A maioria transferiu residência para Paranaguá ou para outros povoados da Ilha (principalmente Nova Brasília). As pessoas que continuam no local são em sua maioria famílias de antigos pescadores que ainda possuem suas casas nesta área.A região da Ponta Oeste limita-se diretamente com a área da Estação Ecológica, inexistindo no momento uma pressão antrópica evidente vinda dos eventuais habitantes do antigo povoado, porém, limitações à futura construção de novas casas (principalmente de pessoas de fora) devem ser impostas, visando garantir a proteção efetiva desta Unidade de Conservação.

Comunidade das Encantadas ou Prainhas
O povoado de Encantadas ou Prainhas, localizado na parte sul da Ilha, conta com um trapiche de 80 m para a aportagem de barcos.Nesta comunidade a população da Ilha encontra-se mais concentrada, devido ao grande número de moradores e o pequeno espaço disponível.Conta com uma farta infra-estrutura de bares, restaurantes, pousadas e campings, havendo também uma escola, um campo de futebol, telefone público e posto do Batalhão de Polícia Florestal.Esta localidade concentra o maior número de problemas em relação à ocupação urbana, sendo que a definição de seu perímetro, conforme plano de uso vigente, abrangeu áreas de preservação permanente e encostas, impróprias para ocupação, sendo necessário a revisão destes limites.