Parque Estadual e Estação Ecológica da Ilha do Mel – Informações Gerais

A Ilha do Mel é uma formação geológica localizada no litoral do Paraná e possui um Zoneamento Ecológico e de Uso Público, coberta pela Mata Atlântica, dividindo-se em 2 (duas) categorias de Unidades de Conservação.

No ano de 1982, o serviço de patrimônio da união transferiu a administração da Ilha do Mel, por aforamento, ao estado do Paraná, gravando como cláusula condicionante a instituição de uma unidade de conservação para proteção dos seus ecossistemas naturais.

Assim, cerca de 95% da superfície da ilha constitui uma Estação Ecológica, criada pelo decreto 5.454 de 21 de setembro de 1982, tendo como objetivo a preservação e reconstituição de manguezais, restingas, brejos litorâneos e caxetais, e 5% constitui um Parque criado pelo decreto 5.506 de 21 de março de 2008, tendo com objetivo a preservação e reconstituição dos seus ambientes naturais de praia, costões rochosos, importantes remanescentes da Floresta Ombrófila Densa Submontana e de Terras baixas associada à Floresta de Restinga, proporcionando a proteção integral da Diversidade Biológica.

As áreas de preservação possuem como entorno belíssimas praias e atrativos turísticos, como a Fortaleza de Nossa Sra. dos Prazeres, o Morro do Farol e a Gruta das Encantadas, que, ao longo dos anos, transformaram a Ilha do Mel num dos pontos mais visitados por turistas no Paraná. Hoje há um Conselho Gestor, composto por representantes da comunidade e do poder público, que acompanha a aplicação das normas previstas no Zoneamento, tendo como coordenador executivo o Instituto Ambiental do Paraná – IAP.

São 2(duas) as unidades de conservação, que têm por objetivo a preservação do ambiente natural. O parque, além da preservação permite a visitação pública, educação ambiental, lazer de forma conscientizada e ordenado e a pesquisa científica. A Estação Ecológica, mais restritiva, prioriza a preservação e a pesquisa científica, sendo que a visitação pública só será permitida mediante a autorização do IAP e com fins educativo.

As informações sobre o Parque Estadual da Ilha do Mel e Estação Ecológica da Ilha do Mel constantes neste site foram retirados do Plano de Manejo da Estação Ecológica, concluído em 1995.