Comunidade da Ilha do Mel aprova chegada da Guarda Marítima e Ambiental

Lideranças da Comunidade da Ilha do Mel receberam a visita do secretário municipal de segurança, Dr. Cícero Alves Fernandes, que deu a boa notícia que a Guarda Marítima e Ambiental passará a atuar na Ilha do Mel. A noticia foi comemorada pelos moradores, comerciantes, barqueiros e lideranças da comunidade da Ilha do mel que parabenizaram a iniciativa da administração do prefeito Edison de Oliveira Kersten.

O secretário de Segurança foi recepcionado pela administradora regional da Ilha do Mel, Vanusa Cristina da Silva, que estava acompanhada do presidente da Associação de Moradores de Encantadas, Aguinaldo Silva dos Santos, do Presidente da Associação dos Barqueiros do Litoral Norte (Abaline), Ariosvaldo F. Barros, “Vade”, do Vice-presidente da Associação de Comerciantes da Encantadas (Aceim), e de representantes da Associação das Mulheres da Ilha do Mel (Emilha).

INTEGRAÇÃO

Na oportunidade feita uma explanação sobre o estudo para a implantação do Plano de Uso e Ocupação das Praias que vem sendo realizado de forma integrada pela Secretaria Municipal de Segurança em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Serviços Urbanos, sob a orientação e supervisão geral da Capitania dos Portos do Paraná. O Plano garantirá a segurança de banhistas nas áreas adjacentes as praias da Baía de Paranaguá, e conta com apoio da Fundação Municipal de Turismo, Secretaria Municipal de Urbanismo, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).

GUARNIÇÃO IMEDIATA

O secretário de segurança, Dr. Cícero Alves Fernandes, destacou a importância da gestão participativa e firmou seu compromisso de atender as reivindicações da comunidade. “A administração do prefeito Edison Kersten, tem um grande carinho e respeito pela comunidade da Ilha do Mel. Por isso estamos aqui ouvindo os lÍderes dos moradores, comerciantes e barqueiros, buscando uma gestão pública participativa. Vamos de imediato manter uma guarnição na Ilha do Mel, que irá garantir o serviço de segurança e fiscalização, nos limites de competência do município. Não podemos admitir que pessoas aventureiras explorem de forma irresponsável, o comércio e o turismo na Ilha do Mel, sem ter qualquer respeito e compromisso com a comunidade local. Essa gestão participativa com a comunidade vai garantir a segurança, o controle das atividades comerciais, e a qualidade da prestação de serviço aos turistas e moradores”, declarou o secretário.

AGRADECIMENTO DA COMUNIDADE

O líder comunitário, Antonio Carlos dos Santos, o “Carlinhos”, agradeceu a iniciativa e destacou a necessidade do trabalho da Guarda Municipal. “A nossa comunidade tem muito a agradecer o trabalho da Guarda Municipal. È um trabalho que se faz necessário na comunidade. Eu acho que só a presença da Guarda Municipal vai dar um diferencial muito grande na segurança da Ilha do Mel. Nos só temos que agradecer o secretário Cícero e o prefeito Edison Kersten, pela atenção.”

O presidente da Associação dos Moradores da Encantadas, Aguinaldo da Silva Santos, também parabenizou a iniciativa do poder público municipal e comemorou a chegada da Guarda Marítima e Ambiental. “Quero parabenizar o prefeito Edison Kersten e o Dr. Cícero por essa iniciativa. È motivo de comemoração na comunidade da Ilha do Mel. A presença Guarda Marítima e Ambiental é muito importante para a segurança dos turistas e moradores da comunidade da Ilha do Mel”, destacou o presidente Aguinaldo.

O presidente da Associação dos Barqueiros do Litoral Norte (Abaline), Ariosvaldo F. Barros, mais conhecido por “Vade” fez elogios e destacou os benefícios do serviço da Divisão da Guarda Marítima e Ambiental. “Essa é a primeira vez que a prefeitura vem atender as necessidades dos barqueiros. Essa aproximação é muito importante. O serviço da Guarda vai criar melhor condição de trabalho. Vai disciplinar as atividades dos barqueiros e melhorar a qualidade dos serviços prestados aos turistas e moradores da Ilha do Mel”, destacou o presidente.

A administradora regional da Ilha do Mel, Vanusa Cristina da Silva, enfatizou a importância da presença da Guarda Marítima e Ambiental. “Quero parabenizar o Dr. Cícero pela iniciativa e agradecer o Dr. Edson pelo carinho e atenção que vem dando a Ilha do Mel. A presença desta nova Guarda Marítima e Ambiental é muito importante para a comunidade da Ilha do Mel. Faremos um trabalho integrado, buscando prestar um serviço para a nossa comunidade”, finalizou a administradora Vanusa.

Foto: Gerson Nunes

Jornalista: Secretaria de Comunicação Social

Prefeitura Municipal de Paranaguá.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Ilha do Mel.