taxa

A Ilha do Mel pertence a Paranaguá e tem boa parte da sua estrutura mantida pela Prefeitura.

São escolas municipais, unidades de saúde, centro municipal de educação infantil, coleta de lixo e durante muitos anos, foi o Município que também fez o abastecimento de água dos moradores.

Porém, a taxa de visitação cobrada dos turistas, fica para o município de Pontal do Paraná.

Na tentativa de reparar esta situação, o prefeito de Paranaguá, Edison Kersten, fez o pedido para que os recursos oriundos da taxa de visitação sejam revertidos para o Berço da Civilização Paranaense. “A Prefeitura gasta milhões por ano com a manutenção dos serviços realizados na Ilha do Mel. Com certeza, os recursos desta taxa de visitação vão ser usados para reforçar estes investimentos”, disse o prefeito Edison no encontro com o secretário de Estado do Planejamento, Cássio Taniguchi e o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto.

A Prefeitura de Paranaguá ficaria responsável pela arrecadação, segundo o prefeito Edison. “Nada mais justo que isso fique para o Município”, disse o presidente do IAP .

Ele adiantou que a questão da taxa foi um dos fatores discutidos no encontro. Ele lembrou que, a Lei Complementar 140 será discutida para estabelecer a parceria. Outro assunto debatido entre as autoridades foi o repasse aos municípios do licenciamento ambiental daquilo que se refere às questões locais. Com relação à Ilha do Mel, consta o gerenciamento das unidades dentro da Ilha do Mel.

Jornalista: Luciane Chiarelli, Prefeitura de Paranaguá.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Ilha do Mel.