Taxa de visitação da Ilha do Mel será revertida para Paranaguá

Tarifa é administrada pelo IAP. Paranaguá é responsável por manter a estrutura a moradores e turistas da Ilha.

A taxa de visitação – fixada no valor de R$ 2 por pessoa – que todo visitante paga quando visita a Ilha do Mel (geralmente, o valor está incluso na passagem comprada de Paranaguá ou de Pontal do Paraná), será revertida para o município de Paranaguá. Atualmente, o valor é integralmente gerido pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná). O anúncio foi feito durante visita do prefeito de Paranaguá, Edison de Oliveira Kersten, ao presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, na sede do órgão, na quarta-feira (20).

“Falta apenas vermos o arranjo legal para fazer essa transferência”, disse Tarcísio. De acordo com o prefeito, a reivindicação é justa. “Paranaguá é responsável pela Ilha e mantém, dentre outros serviços, a Guarda Municipal, a coleta de lixo, escola, posto de saúde, creche e sinalização”, afirmou o prefeito.

A secretária de Planejamento, Rita Abe, adiantou que, possivelmente, o município irá criar um fundo específico para administração da verba da taxa. Atualmente, segundo o IAP, o fundo que o órgão mantém com a arrecadação proveniente da taxa chega a R$ 700 mil, recursos que podem vir a ser transferidos ao município.

“A medida vai permitir que Paranaguá tenha mais condições de investir em melhorias na própria Ilha. Ela traz mais benefícios para turistas e moradores da Ilha”, concluiu o prefeito.

Taxas
Os visitantes pagam duas taxas para ir até a Ilha do Mel: a taxa de embarque e a taxa de visitação – a medida discutida hoje se aplica à segunda. A tarifa de embarque fica para as associações e cooperativas que fazem o transporte dos passageiros.

Equipe
Acompanharam o prefeito, a secretária de Planejamento, Riba Abe, a secretária de Governo, Maria Angélica, a secretária de Urbanismo e Gestão Fundiária, Débora Temporão, o secretário de Comunicação, Osvaldo Capetta, o secretário de Fazenda, Silviani da Silva e o Procurador-Geral do município, Raul Lück.

Jornalista: Marcos Silva – Prefeitura de Paranaguá.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Ilha do Mel.