Monitores vão orientar veranistas no litoral sobre cuidados com meio ambiente

Cerca de 50 pessoas participam do treinamento em Educação Ambiental, para a Operação Verão Paraná 2013-2014, que começa dia 20 de dezembro e termina em 6 de março. O encontro será nesta terça-feira, das 14h às 18h, no auditório da Sanepar, em Curitiba. 

Os educadores ambientais irão atuar em Pontal do Paraná, na Ilha do Mel, Matinhos e em Guaratuba, na orientação de moradores e turistas. “O objetivo é desenvolver novas posturas e comportamentos para que todos tenham conhecimento das ações que serão desenvolvidas no litoral, pelo Governo do Estado”, diz o presidente do Instituto das Águas do Paraná, Márcio Nunes. 

Além de orientar sobre os locais adequados para dispor o lixo orgânico e reciclável, distribuir calendários com dias e horários da coleta, os educadores entregarão de terça a quinta-feira, em hotéis, pousadas e restaurantes, sacolas pretas para lixo orgânico e azuis para o reciclável. 

“Cada município terá seu próprio calendário da coleta de orgânico e reciclável”, lembra a coordenadora de Educação Ambiental do Verão Paraná, do Instituto das Águas do Paraná, Tereza Lemes. 

PRAIAS – De sexta a domingo as sacolinhas plásticas serão entregues na orla marítima, para incentivar a população a separar lixo mesmo na areia. “O lixo orgânico coletado será encaminhado ao aterro sanitário e o lixo reciclável às cooperativas de material reciclável, coordenadas pelos catadores”, explica Tereza. 

Segundo ela, a capacitação – na primeira etapa – vai fornecer informações aos educadores ambientais das ações realizadas pelo governo do estado no litoral. Na segunda etapa, na próxima semana, os educadores irão desenvolver as ações no litoral. 

“É o terceiro ano da Operação Paraná Verão, que, em todos os anos, tem tido a aprovação da comunidade local, dos turistas e veranistas. Além de elogiar, as pessoas tem colaborado e não depositado lixo em local inadequado. Isso tem colaborado para ter uma praia cada vez mais limpa”. 

As ações de educação ambiental no Litoral serão destinadas, principalmente, às crianças e adolescentes, e tratarão de temas como separação de materiais recicláveis, destinação adequada dos resíduos em lixeiras e cuidados com a natureza. “Queremos mostrar aos cidadãos que atitudes simples podem contribuir para a limpeza da praia. As férias são um período de descanso e diversão, mas não podemos esquecer nosso compromisso com o Meio Ambiente”, lembra Tereza. 

Fonte: AEN.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Ilha do Mel.